Sobre Nós

O Projeto Internet Gratuita, desenvolvido pela ETEC Coronel Raphael Brandão, administrada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI - CPD), prevê acesso gratuito à internet por sistema Wi-Fi em concordância com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 14 de agosto de 2018 (Lei n.º 13.709/2018) e/ou Marco Civil da Internet de 23 de abril de 2014 (Lei n.º 12.965/2014).

Com o  objetivo disponibilizar acesso à internet pública e gratuita, estimulando o uso de novas tecnologias e o acesso à informação, com velocidade máxima de 10Mbps.

História

Em 25 de março de 1948, foi criada a Escola Profissional graças aos esforços do Sr. Mário Vieira Marcondes durante o governo Estadual de Adhemar de Barros que pretendia diminuir a miséria, o analfabetismo, as doenças, etc. defendiam a posição de maior oportunidade do povo em poder qualificar a vida da população barretense.

Em 22 de março de 1948, foi criada a Escola Artesanal de Barretos, sendo instalada em 18 de maio de 1953. Em 1957, passou a ser chamada Escola Artesanal "Raphael Brandão", que leva o nome de um homem público que lutou no período republicano, exercendo na comunidade barretense inúmeras funções políticas e sociais.

Em 1959 assume como diretor da Escola o professor Arilton e o vice-diretor Latifil Sleiman, trabalhando com mãos e pés de aço, firmes em seus propósitos.

Nossa Unidade Escolar sempre funcionou como Escola Técnica. Citado nos depoimentos dos professores, que antes eram alunos, como, Maria Teresa de Luca Kassen e André Luís Vedovato, que relataram sobre os cursos diferenciados para meninos e meninas, entre eles: Corte de costura, marcenaria e artes industriais.

Por volta de 1960, começa a ser asfaltada a frente da Escola na Avenida 37, durante o mandato do Prefeito João Batista da Rocha reconhecido como um político preocupado com a educação.

Aos finais de semana, passavam-se filmes em uma máquina de 16 mm, com 2 sessões, com o intuito de ajudar nas despesas escolares, como por exemplo na compra de roupas e sapatos para alunos com problemas financeiros.

No ano de 1962, fica autorizado o funcionamento do Ginásio Industrial com as quatro séries, e no ano seguinte, 1963, instala-se o curso de Aprendizagem de Marcenaria.

Em 18 de fevereiro de 1965, recebe o nome de Ginásio Estadual Industrial "Coronel Raphael Brandão".

Na década de 70, a fanfarra do Ginásio Industrial era o principal atrativo da escola, apresentava-se em eventos por toda a região inclusive na famosa Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Os carros alegóricos e os instrumentos da fanfarra eram produzidos pelos alunos do curso de Artes Industriais com a supervisão do Professor Fausto Rangel Padilha.

No ano de 1975, instala-se as Habilitações Profissionais de Segundo Grau de Mecânica, Desenhista de Arquitetura e Nutrição e Dietética. Em 1980, ocorre a transformação para E.E.S.G. "Coronel Raphael Brandão", sendo que em 1982, com a instalação do primeiro grau, passa-se a ser denominada E.E.P.S.G. "Coronel Raphael Brandão".

Em 1993 foi extinto o Profic, onde alunos de baixa renda frequentavam as aulas no período da manhã e tarde com os professores PEB I. Com a transformação em Escola Técnica Estadual os professores PEB I foram remanejados para outras escolas do Estado.

Através do Decreto nº. 39.623/94, a partir de 01 de janeiro de 1995, a E.E.P.S.G. "Coronel Raphael Brandão" passa a ser vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, sendo renomeada a Escola Técnica Estadual "Coronel Raphael Brandão" que oferece Ensino Médio e diversos cursos de habilitações profissionais: Açúcar e Álcool, Administração, Cozinha, Enfermagem, Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Química, Segurança do Trabalho e os cursos Semipresenciais Telecurso TEC em Administração Empresarial e Secretariado e Assessoria, que não apenas buscam o aprendizado do conhecimento técnico, mas também a aquisição de competências, habilidades e atitudes que preparem os profissionais para o exercício da ética e cidadania. Em meados de 2006 em um acordo entre a FAT (Fundação de Apoio a Tecnologia), Prefeitura Municipal de Guaíra e ETEC Coronel Raphael Brandão, foi implantado uma classe descentralizada oferendo primeiramente o curso Técnico em Agroindustria, subsequente foram oferecidos outros cursos. Devido a uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretária Estadual de Educação a partir do segundo semestre de 2009 foi implantado a ETEC Extensão E.E. Dr Antônio Olympio, oferecendo os cursos Técnicos em Contabilidade, Secretariado e Técnico em Serviços Jurídicos.

Os cursos da ETEC Coronel Raphael Brandão atendem às demandas regionais, sendo dezoito cidades circunvizinhas e cinco cidades do Estado de Minas Gerais.

Em meados de 2008 com o plano de expansão do Centro Paula Souza, passamos a oferecer 5 salas de Ensino Médio, como a quantidade de salas de aulas do prédio não era suficiente, em 2009 com recursos próprios da APM, começa-se uma luta e um sonho a ser alcançado. No final de 2009 ficam prontas mais 4 salas de aula e 1 laboratório de Química para melhor atendimento da comunidade escolar.

No início de 2010, a partir do Projeto Lei Nº 03 de 20 de janeiro de 2010, a Prefeitura do Município de Barretos doa ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza o prédio onde está situada a ETEC Coronel Raphael Brandão em Barretos. Portanto a partir da publicação do Projeto Lei o imóvel passa a ser patrimônio Estadual, e de domínio do Centro Paula Souza.

Em julho de 2010, em parceria com a Prefeitura de Guaraci é oferecido o curso Técnico em Administração e em parceria com a Prefeitura de Viradouro é oferecido o curso Técnico em Açúcar e Álcool.

Com a crescente demanda e a qualidade oferecida aos cursos Técnicos e Médio, a escola volta a tornar-se pequena e o número de classes já não são mais suficientes, portanto, no final de 2010 começamos outra batalha para a construção de mais 3 salas de aula. No mesmo período somos contemplados com a cobertura da quadra poliesportiva.

No Primeiro Semestre de 2012, com a preocupação de atender aos alunos que pretendiam ter uma formação técnico juntamente com a formação do Ensino Médio, a escola passa a oferecer o Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, mais uma modalidade de ensino para atendermos todas as exigências da comunidade. Com essa nova modalidade e vários alunos ficando em dois períodos na escola, a APM parte para mais uma realização e construção de um quiosque como Área de Convivência para que estes alunos tenham um pequeno espaço para o Almoço.

Em 2012 a escola era gerenciada pelo Professor Mestre Evaldo Guimarães, que completo seu 2° mandato em julho deste ano, seguindo o processo democrático de gestão, ocorreu a eleição para o Cargo de Direção da ETEC, sendo eleito nesse processo o Professor Mestre Marcos Henrique Centurione Ramos, responsável pelo gerenciamento da escola até julho de 2016.

Com o pensamento voltado para os alunos que pretendem obter uma formação técnica juntamente com a formação do Ensino Médio, em fevereiro de 2013 inicia-se mais uma turma de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, desta vez atendendo o Curso de Meio Ambiente, totalizando a segunda turma dessa modalidade oferecida pela ETEC.

Em comemoração aos 60 anos de Fundação de Nossa Unidade Escolar, foi criado um logo comemorativo que demonstra a experiência adquirida nestes anos.

Em janeiro de 2014, em parceria com as Prefeituras de Guaíra e Jaborandi serão oferecidos respectivamente o curso Técnico em Informática e o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

Para o vestibulinho do 2º Semestre de 2014, passaremos a oferecer o curso Técnico em Finanças na Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio, sendo mais uma opção de curso para Barretos e Região.

Em julho de 2015, em parceria com as Prefeituras de Guaíra e Jaborandi serão oferecidos respectivamente o curso Técnico em Informática e Administração e o curso Técnico em Informática. No Início de 2016, passou a ser oferecido o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, na classe descentralizada de Guaíra.

Para o vestibulinho do 2º Semestre de 2016, passaremos a oferecer o curso Técnico em Recursos Humanos na Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio, sendo mais uma opção de curso para Barretos e Região.

Até julho de 2016 a escola era gerenciada pelo Professor Mestre Marcos Henrique Centurione Ramos, seguindo o processo democrático de gestão, ocorreu a eleição para o cargo de Direção da ETEC, sendo eleito nesse processo o Professor Mestre Evaldo Guimarães, responsável pelo gerenciamento da escola até julho de 2020.

No 2º semestre de 2016, seguindo a padronização do Centro Paula Souza houve a remodelação da fachada da ETEC, além da padronização dos murais e sinalização interna.

Em julho de 2018, em parceria com a Prefeitura de Colina iniciou a oferta do o curso Técnico em Segurança do Trabalho, ampliando o número de classes descentralizadas.

Missão

Construir o conhecimento pelo conhecimento para que os alunos sejam capazes de gerenciar sua própria aprendizagem. É a formação de um sujeito integral que se sensibilize com os problemas da humanidade, que tenha tolerância no convívio com os diferentes grupos sociais, diminuindo a distância entre eles. Permitir que o aluno incorpore os pilares do conhecimento, através das habilidades e competências, tornando-o capaz de enfrentar os novos desafios profissionais.

Visão

Concretizar-se como referência em gestão escolar democrática, garantido qualidade no Ensino Médio, Técnico Integrado ao Ensino Médio e Profissionalizante, proporcionando o desenvolvimento integral do aluno, sendo assim reconhecida como a principal instituição Técnica na região de Barretos.


ETEC Coronel Raphael Brandão
ETEC Coronel Raphael Brandão
ETEC Coronel Raphael Brandão
ETEC Coronel Raphael Brandão
ETEC Coronel Raphael Brandão
ETEC Coronel Raphael Brandão
ETEC Coronel Raphael Brandão
ETEC Coronel Raphael Brandão